Trombudo Central volta com ensino presencial obrigatório na segunda-feira

 

A partir de segunda-feira, dia 30 de agosto, todos os alunos da Rede Municipal de Trombudo Central retornam as salas de aulas. A mudança atende aos critérios do Decreto Estadual 1.408, de 11 de agosto de 2021 que prevê a permanência dos protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool em gel.

 

Para permitir que 100% dos estudantes frequentem as escolas, sem as divisões de turmas A e B, algumas medidas foram adotadas dentro das unidades. As alterações estão previstas no novo Plano de Contingência, o Plancon, discutido e homologado pelo comitê na segunda-feira, dia 23.

 

De acordo com a Secretaria de Educação, entre as principais mudanças está o distanciamento que passou de 1,5m para 1m e a obrigatoriedade da vacinação para os professores. “Em Trombudo Central a Educação fez um trabalho de conscientização com a equipe e todos os professores aderiram a vacina. Isso nos traz uma tranquilidade para desenvolver um trabalho ainda mais produtivo com as crianças”, disse a secretária Márcia Salvador.

 

Ela explica que o transporte escolar também foi reorganizado para o retorno. “Todos os ônibus estarão na rua na segunda-feira, com ocupação de 100%, desde que os alunos estejam sentados”.

 

Além das escolas de Ensino Fundamental, o CEI Cinderela, CEI Gente Miúda, CEI Pinguinho de Gente também voltam de forma integral. No sistema parcial, atenderão os CEIs Menino Jesus, Arthur Kroenke e Johane Schutte.

 

Ensino remoto

O ensino remoto será exclusivo para estudante que possui condição de saúde que o insira no grupo de risco, mediante atestado médico. Porém o Plancon estabele que esse aluno deverá voltar para a escola, 28 dias após tomar a segunda dose da vacina, quando for liberada.

 

Em relação aos funcionários com comorbidades a Secretaria de Educação também definiu o retorno. Todos devem voltar ao trabalho depois da imunização contra a COVID-19. “Estamos ansiosos para o primeiro dia de aula. Era um anseio da nossa equipe. A criança precisa desse contato com a escola, refazer as amizades, socializar em grupo”, finaliza a secretária.