Educação Ambiental

O Centro de Educação Infantil Johanne Schütte: as crianças são conduzidas a se perceberem como “agentes transformadores” ao receber informações. Com este novo saber, são levadas a construir conceitos estabelecendo relações entre aquilo que conhecem e as novas experiências, passando a entender, dessa forma que, Meio Ambiente é todo e qualquer espaço do qual fazem uso, desmistificando-o como sendo somente a natureza. Percebem-se como cidadãos e sujeitos co-responsáveis às questões ambientais desde a preservação, a reutilização e reciclagem dos resíduos produzidos por elas, e assim, exercem a cidadania entre si.

ATIVIDADES: visita à CASAN, com observação do local de captação da água e seu tratamento para o consumo, comprovação da importância da água para os seres vivos (através de três plantas), comprovação da existência de água nos seres vivos (extração de sucos). E mais: reciclagem de pilhas, reutilização de caixas para organização dos próprios materiais, informações e relatos nas rodas de conversas.As crianças são protagonistas de pequenas ações, mas de grande importância no cotidiano, num contexto que enreda as mais variadas  formas de preservação e cuidados que devemos ter em relação a mãe Terra. 

 "UM POUCO DE MIM…"As crianças da Turma do Peixinho, do Centro de Educação Infantil Arthur Kroenke, estão desenvolvendo um novo projeto chamado “UM POUCO DE MIM…” .Afinal… Quem sou eu ? Raiz de todas as filosofias, essa é talvez a mais básica e a mais difícil pergunta que alguém pode se fazer. A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo nascemos. Por um tempo, a criança pensa que ainda é parte da mãe. Depois, começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores, suas paixões. Esse é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém frequente a educação infantil. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida neste ambiente, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulemos um processo maravilhosamente rico.

OBJETIVOS: a ideia desse trabalho é levar as crianças a perceberem-se como indivíduos, a se situarem, a aprenderem a diferenciar seus gostos e opiniões e, progressivamente, a compreender e respeitar a existência do outro.

 ATIVIDADES: procurando envolver cada vez mais as crianças neste projeto, cada uma construiu sua identidade em nosso cartório, brincamos de médico com radiografias, lemos, pesquisamos bastante e recebemos a visita de um amigo Esqueleto, o qual diariamente tem possibilitado novas descobertas e experiências. O interessante foi descobrir que não precisamos ter medo de um esqueleto, pois temos um dentro da gente.O momento que estamos vivendo é uma oportunidade única de acompanhar, de um ponto de vista pedagógico, a inesquecível experiência do desenvolvimento infantil.   Por isso, é imprescindível que todas as famílias participem das atividades propostas, envolvendo-se com as descobertas cotidianas dos filhos. 

TARDE DIFERENTEAs crianças que frequentam o Centro de Educação Infantil Menino Jesus participaram de uma aula diferente. Todos sentados formaram um círculo, onde no centro foram colocadas figuras geométricas planas, coloridas e recortadas em vários tamanhos. A tarefa de cada criança era pegar a peça do tamanho, cor e forma correta, conforme os comandos da professora Rosiani de Lourenzi. O objetivo desta atividade foi estimular a identificação das formas geométricas, das cores e desenvolver o raciocínio lógico e expressão oral.