Comunidades rurais terão sinal de internet

O Programa SC Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, firmou parcerias para a implantação do projeto piloto intitulado “Comunidades Rurais Digitais”. O objetivo é levar internet wireless para a área rural de 11 municípios de Santa Catarina. Do Alto Vale do Itajaí, Trombudo Central foi o único contemplado. A assinatura do convênio entre Prefeitura e Governo de Estado ocorreu no final do mês de outubro.De acordo com o prefeito Silvio Venturi, já foram executados estudos com o auxílio de satélites. Agora, o trabalho de mapeamento no município ocorre por terra. O início da transmissão do sinal de internet está previsto para 2014.O projeto piloto Comunidades Rurais Digitais, que começou a ser elaborado em 2011, conta com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do orçamento do Programa SC Rural para instalação de antenas repetidoras de sinal de internet. Durante dois anos, os custos de implantação, manutenção, operação e gestão ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Depois disso, o município será responsável pelos custos.O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, explica que esse projeto piloto vai alavancar os demais projetos de inclusão digital da Secretaria, como a instalação de telecentros do programa Beija-flor, de telefonia e internet rural, além da utilização dos sistemas como e-GTA (Guia de Trânsito Animal) da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e previsão meteorológica.