Trombudo Central cancela festa de 62 anos

Publicado em 15/04/2020 às 14:06 - Atualizado em 15/04/2020 às 14:07

Trombudo Central cancela festa de 62 anos e adota medidas para conter gastos durante a crise

Valor destinado para festa será investido na saúde.

Na tarde desta segunda-feira, dia 13, os secretários municipais de Trombudo Central se reuniram juntamente com a prefeita do município para discutirem medidas de corte de gastos, em virtude da baixa receita. As dificuldades são resultados da crise enfrentada por todo o mundo com o avanço da pandemia da COVID-19.

O secretário de administração e finanças, Geziel Balcker, explicou que foi realizado um monitoramento da receita nos 10 primeiros dias de abril e teve uma queda de 35%, principalmente por conta do ICMS, que tem a maior importância entre as arrecadações. A projeção é que esta perda chegue a 50% até o final deste mês de abril. Isso representaria, em 4 meses, uma queda na casa de 1 milhão de reais aos cofres públicos de Trombudo Central - caso a crise dure 4 meses (perspectiva apontada no País).

Devido a essa diminuição da receita, algumas medidas precisaram ser tomadas pela administração pública, como redução de gastos no momento, o cancelamento da festa do município e cortes de contratos. A festa dos 62 anos já contava com recursos disponíveis da prefeitura, portanto esse valor será encaminhado à saúde da cidade para oferecer mais estabilidade a população nesse momento.

No final deste mês, uma nova reunião vai levantar esse monitoramento e estudar a possibilidade de se fazerem novas ações para redução de gastos. "Temos a vantagem de ter economias e reservas para dar uma margem no nosso trabalho", explica o secretário. "Mas como o prejuízo é grande estaremos atentos", complementa ele. A prefeitura fechou o ano de 2019 com uma reserva que seria destinada a investimento e obras para o município. Essa reserva também será revertida para cobrir os prejuízos dos próximos meses. As obras que são de convênios, como a ciclovia e a construção do posto de saúde, seguirão em andamento.

A prefeitura estará aberta nos próximos dias, obedecendo o critério de cuidados para evitar a proliferação e o contágio do coronavírus. Atendimento ao publico das 8h às 12 e fechada no período da tarde com atendimento interno.