Prefeita assina decreto de redução de salário dela e do vice

Publicado em 29/04/2020 às 09:16 - Atualizado em 29/04/2020 às 09:16

A prefeita de Trombudo Central, Geovana Gessner, assinou na tarde do dia 24, um decreto que determina a redução do próprio salário e do vice-prefeito, em 20%. Essas medidas foram tomadas devido a queda na receita do Executivo, a fim de manter a estrutura do município neste momento difícil.

Essas ações de contenção de gastos já iniciaram há alguns dias na prefeitura municipal com diversos cortes. Por meio de um monitoramento dos primeiros 10 dias de quarentena, percebeu-se que a receita do município teve uma queda de 35%, principalmente por conta do ICMS, que tem a maior importância entre as arrecadações. A projeção é que esta perda chegue a 50% até o final deste mês de abril. Isso representaria, em 4 meses, uma queda na casa de 1 milhão de reais aos cofres públicos de Trombudo Central - caso a crise dure mais meses.

Devido a essa diminuição da receita, algumas medidas foram tomadas pela administração pública, como redução de gastos desnecessários no momento, o cancelamento da Festa de 62 anos e cortes de contratos. E hoje, foi assinado o decreto que reduz os valores dos salários da prefeita e de seu vice.

Trazer um equilíbrio para as contas públicas é agora o principal desafio de Trombudo Central, que pede a compreensão de toda a população.

Vale ressaltar que a prefeitura está aberta nos dias úteis, obedecendo o critério de cuidados para evitar a proliferação e o contágio do coronavírus. O atendimento interno funciona na parte da manhã e externo na parte da tarde. As secretarias de obras e agricultura irão funcionar em turno único, das 7h às 13h, gerando mais uma economia aos cofres públicos.