Patrimônio Histórico

  Em 1904 alemães e italianos chegaram em Trombudo Central. No início, as famílias encontraram inúmeras dificuldades, precisavam abrir picadas na mata para chegarem a seus lotes. Inicialmente as terras do local pertenciam ao município de Porto Belo, depois a Blumenau e em 1933 Trombudo Central tornou-se distrito de Rio do Sul. A emancipação política se deu em 1958. A origem do nome Trombudo Central deve-se ao encontro dos rios, que forma a figura de uma tromba.

    As casas antigas, muitas em estilo enxaimel, retratam a colonização germânica. Traços de um passado de prosperidade resistem ao tempo como as chaminés da antiga Indústria Lorenz e Indústria Franz, as estações ferroviárias de carga e passageiros da Antiga Estrada de Ferro Santa Catarina e o viaduto, cujo leito cortava a cidade até a localidade de São João. O trajeto foi realizado apenas pelo período de três meses.

    Cidade tipicamente européia, mantém raízes culturais alemãs e italianas através dos clubes de Caça e Tiro e Bolão, dos grupos folclóricos, da comida típica colonial e pelo artesanato diversificado.

As características arquitetônicas das Igrejas Evangélica e Matriz Cristo Rei, apresentam relevância, sendo que a última possui belos afrescos de um artista italiano, cujo altar-mor é obra monumental.

    Merecem destque as tradicionais festas religiosas como a de Santo Antôno, a da Colheita e a da Igreja Cristo Rei.

 

    Você é convidado a conhecer, resgatar e preservar a história de Trombudo Central!!!