Trombudo Central inicia vacinação em idosos com 69 anos

 

O mais recente lote de vacinas enviado a Trombudo Central começou a ser aplicado em idosos com 69 anos. A vacinação contra a COVID-19 está sendo realizada por agendamento, para evitar aglomeração na Unidade Básica de Saúde. Na terça-feira, dia 23, a Secretara de Saúde informou que 9% da população do município já recebeu a primeira dose.

Trombudo Central recebeu 758 vacinadas para imunizar a população. A primeira dose contemplou 433 idosos e 222 profissionais da saúde. Já a segunda dose foi aplicada em 167 pessoas, são 72 idosos e 95 trabalhadores da saúde que estão na linha de frente. “Com a vacinação por ordem decrescente, daqui a pouco vamos atingir um grupo muito maior. Estamos com uma equipe preparada para essa vacinação em massa, além de toda a logística definida. Enfermeiros, técnicos e agentes de saúde trabalhando unidos para imunizar o mais rápido possível”, comenta o secretário.

A vacinação aconteceu na Sala de Vacinas da Unidade Básica de Saúde do Centro. O sistema de agendamento otimiza o processo e evita aglomeração no local. “Nossa equipe faz o contato com os idosos para agendar a vacinação, assim ganhamos tempo e evitamos o desperdício da vacina. Também preservamos pela saúde do idoso, que está mais vulnerável a doença”, comenta o secretário de Saúde, Alesio Jung.

De acordo com o Boletim Epidemiológico de terça-feira, a cidade está com 78 casos ativos. O pico mais alto, foi registrado em dezembro de 2020 quando mais de 100 pessoas estavam com a doença em período de transmissão. Mais de 2.200 testes foram realizados e o município contabiliza dez óbitos.