Madeira nobre do telhado da Prefeitura de Trombudo Central será reaproveitada em outro imóvel público

As madeiras consideradas de lei no Brasil, usadas na construção do telhado da Prefeitura de Trombudo Central, serão reaproveitadas em outro imóvel público. A empresa que faz a reforma do prédio do Centro Administrativo iniciou a remoção das linhas, cumeeiras, ripas e caibros na terça-feira, dia 28, e deve concluir o trabalho até sexta-feira.

De acordo com a prefeita Geovana Gessner as peças das espécies canela, cambará e peroba serão reaproveitadas no telhado do Centro Cultural que também está em construção na antiga Estação de Cargas de trem. O objetivo é usar a madeira para manter as características do imóvel. Além de deixar o espaço acolhedor, vai trazer economia aos cofres públicos.

“A gente buscou referências, fotos antigas, para construir o melhor projeto, mais próximo do que era. Vamos conseguir manter as características da época e realocar para esse espaço as aulas de dança, música e a Biblioteca Municipal”, destaca a prefeita.
O Centro Cultural terá pouco mais de 300 metros quadrados e receberá investimento de quase R$ 600 mil. Foram R$ 200 mil na compra do terreno e outros R$ 377 mil aplicados na obra.

“Essa obra era um sonho. Buscamos os recursos com o deputado Jerry Comper e mais uma contrapartida da Administração Municipal para que a obra fosse uma realidade. E está sendo, deve ser concluída em três meses”, completa Geovana.

Obras no Centro Administrativo

A madeira das espécies canela, cambará e peroba são consideradas madeira de lei e recebe esse nome por causa do período de colonização, quando só podiam ser extraídas com autorização da Coroa Portuguesa. Eram muito usadas na construção civil nas décadas de 60, quando o prédio da Prefeitura de Trombudo Central foi construído.

Por ter alta resistência e durabilidade, durante a reforma a Administração constatou que a madeira instalada no prédio, apesar do tempo, estava em boas condições. “Essa é uma madeira nobre, rara, dificilmente teremos problemas com ela no futuro”, completa.

O prédio da Prefeitura está em reformas desde dezembro de 2021. O novo prédio terá acessibilidade, novos banheiros, piso e forro. A obra vai permitir ainda a ampliação de salas e novas divisões dos espaços.
“Vamos investir quase R$ 2,5 milhões na reforma. Essa era uma das maiores necessidades da Administração. O prédio foi construído em 1968 e nesse tempo só fomos readequando”, explica Geovana.
Em função da reforma, desde setembro do ano passado o Centro Administrativo está instalado no prédio em frente ao Fórum e deve retornar à sede somente em 2023.