Trombudo Central encerra contrato com empresa responsável pela revitalização da ciclovia

Após dias de insistência para retomar a obra de revitalização da segunda parte da ciclovia, a Prefeitura de Trombudo Central encerrou o contrato com a Líder Sul Engenharia, Obras e Serviços LTDA. A empresa que venceu a licitação realizada em 05 de agosto de 2020, abandonou a obra e alegou dificuldades financeiras para continuar. A expectativa é que uma nova licitação seja viabilizada em até 90 dias.

O decreto, que oficializou o distrato, foi publicado dia 24 de agosto, após quase duas semanas sem retorno oficial da empresa. O último contato da Líder Sul aconteceu em 12 de agosto, ao ser notificada pela Administração Pública para retomar a obra em 48h.

“Alguns dias antes, a empresa chegou a sinalizar o interesse na obra e solicitou o reequilíbrio das contas. Nós estávamos dispostos a conceder o aditivo diante do aumento do material de forma geral, já que a planilha orçamentária era de 2019. Nem assim, voltaram ao trabalho”, explica o secretário de Administração, Geziel Balcker.

A revitalização da ciclovia com 1.300 metros foi iniciada em abril. A primeira etapa era de responsabilidade da Prefeitura que removeu as lajotas antigas para agilizar o andamento dos trabalhos. A Líder Sul Engenharia Obras e Serviços LTDA chegou a fazer melhorias no acesso, mas em seguida interrompeu as atividades.

Além dos transtornos com a parte burocrática a Prefeitura terá que pagar outra conta com a atualização dos valores. A obra que receberia investimento de R$470 mil, sofreu um acréscimo de R$100 mil do valor previsto em 2019. Por outro lado, há um mês, a prefeita Geovana Gessner esteve em Brasília para agilizar a liberação do recurso. Cerca de R$90 mil, ou seja, 20% do valor, foram liberados pela Caixa Econômica Federal e já estão na conta da Administração.

“A Administração entende a angústia das pessoas que usavam a via para o trabalho ou para se deslocar de um bairro ao outro. Até o processo ser retomado, a Secretaria de Obras, na segunda-feira, dia 30, estará na ciclovia patrolando e passando o rolo. Uma limpeza será realizada também para que as pessoas possam voltar a usar, mesmo que provisoriamente”, justifica o secretário de Administração.

Nova licitação
Com o distrato, a Prefeitura de Trombudo Central iniciará um novo processo licitatório. Os documentos exigidos pela Caixa Econômica Federal, inclusive a planilha de custos atualizada, já foram encaminhados. A expectativa é que a nova licitação seja publicada entre 60 a 90 dias.

“Há um ano quando licitamos a obra, não teve mais interessados. Por isso não conseguimos chamar o segundo colocado. A única forma é fazer a nova licitação. Não era o desejo da Administração, porque fizemos de tudo para a Lidersul retomar a obra”, disse Geziel.

Com o valor atualizado para R$570 mil, a Prefeitura precisará pagar a diferença de valores com recursos próprios.

Iluminação

Mesmo com esse impasse na revitalização do segundo trecho, os investimentos na iluminação da via estão garantidos. As obras devem iniciar em setembro.