Produtos trombudenses na Feira da UFSC

Uma parceria entre a Prefeitura de Trombudo Central, a Associação de Micro e Pequenas Empresas do Alto Vale do Itajaí (Ampe) e a Universidade Federal de Santa Catariana (Ufsc), vai promover a exposição de produtos confeccionados no município. A tradicional Pedra Ardósia, o Chocolate Franz e a Cachaça Pogalski estarão expostos de 21 a 24 de novembro, no campus Trindade da universidade, em Florianópolis, na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).  O objetivo da exposição será mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos do curso de mestrado em design, que trabalham com desenvolvimento das três marcas desde 2010. “Naquele ano houve uma necessidade em tornar esses produtos artesanais mais conhecidos. O grupo trabalhou de forma diferente com cada empresa. Para a Cachaça Artesanal Pogalski, eles criaram uma rotulagem, o chocolate artesanal Franz também recebeu uma nova rotulagem, já com a Pedra Ardósia eles exploraram formas variadas de reaproveitar as sobras, o material que ia para o lixo após a confecção”, explicou o coordenador do projeto no município e secretário executivo da Ampe, Luiz Alberto Costa da Silva.  Com a sobra da confecção das pedras, os alunos observaram a possibilidade de criar joias, entre outros objetos, “são novas possibilidades que podem gerar emprego e renda no município”, finalizou.  Os trabalhos também foram expostos entre os dias 10 a 13 de outubro, no 10° P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por intermédio do Departamento de Desenho e Tecnologia (DEDET).