Pastoral da Saúde

Um trabalho voluntário que atrai pessoas ao município de Trombudo Central há 18 anos ganha cada vez mais força. Trata-se da Pastoral da Saúde Veneranda Venturi, que atende todas as quintas-feiras, ao lado da sala de catequese da Igreja Cristo Rei, das 7h30min às 12h. São 32 mulheres, que semanalmente deixam as atividades pessoais para se dedicar a diversos tipos de tratamentos alternativos, que têm como missão amenizar e até acabar com diversos males.  Anemia, dor, depressão, “analisamos todos os casos que chegam até nós, para depois, com base em resultados já comprovados indicarmos um tratamento alternativo. Todas nós estudamos muitos anos para obter o conhecimento necessário para atender as pessoas. Se chega até nós um caso diferente dos que já atendemos alguma vez, procuramos por instrução e somente depois indicamos a melhor forma de tratar”, explicou a coordenadora do grupo, Veneranda Venturi, ela que atua desde a criação da pastoral.   Todo o atendimento é gratuito, o único custo é dos frascos que são fornecidos em alguns casos. “Só cobramos algumas embalagens, mas também levam o preço de custo. Nosso trabalho é filantrópico, não tem lucro financeiro algum. Recebemos apoio da prefeitura, de pessoas da comunidade, das próprias voluntárias, que todos os meses fazem doações. Os serviços são mantidos em grande maioria pela igreja, o Padre Amarildo Bertoldi é quem nos dá apoio, mas também recebemos doações da comunidade”, destacou ela.  Uma vez por mês o grupo se reúne para estudos, onde dúvidas são esclarecidas e os casos são analisados de forma mais detalhada. Muitos ensinamentos também são repassados pela coordenadora geral da pastoral, a Irmã Olinda Schultz, da cidade de Taió.  Os resultados segundo Veneranda são bons. “As pessoas voltam para agradecer, mostram exames onde o problema que antes existia não existe mais e isso é muito gratificante. Trabalhamos com muita responsabilidade e com bases seguras”.    A pastoral também realiza visitas a pessoas acamadas e idosos. Quem tiver interesse em fazer parte do grupo pode procurar por Veneranda nos horários de atendimento na Igreja. A pastoral aceita doações como álcool, álcool de cereais, algodão, sebo de carneiro, cera de abelha, creme a base neutra, cachaça de alambique, vinho, farelos diversos como aveia, trigo, gergelim, linhaça, açúcar mascavo, entre outros.