Retomada as obras de revitalização da ciclovia de Trombudo Central

As obras de revitalização de quase um quilômetro da ciclovia de Trombudo Central foram retomadas na terça-feira, dia 26 de outubro. O contrato com a LZK Construtora Ltda foi assinado na quinta-feira, dia 21, e a ordem de serviço emitida na sexta-feira, dia 22.

A conclusão da obra vai beneficiar centenas que moradores que trabalham nas margens da BR-470. Além de favorecer as caminhadas e passeios e o incentivo as atividades esportivas. O investimento estimado nesta etapa, será de R$510 mil, mais de R$460 mil é de emenda parlamentar do deputado Rogério Peninha Mendonça, o restante é contrapartida da Prefeitura. Segundo o prefeito em exercício Hermelino Prada, a conclusão deve acontecer ainda este ano. “Aguardamos tanto por essa obra viabilizada pela prefeita Geovana Gessner junto com o deputado Peninha que vamos agilizar a conclusão. A empresa nos garantiu que deve finalizar ainda esse ano”, disse.

A obra estava paralisada há pelo menos seis meses. Para garantir a conclusão dos serviços e não perder os recursos federais a Prefeitura de Trombudo Central fez o distrato com a Líder Sul Engenharia, Obras e Serviços LTDA, antiga empresa vencedora da licitação. O rompimento do contrato aconteceu dia 30 de agosto quando a empresa alegou problemas financeiros para concluir o trabalho.

“A Administração chegou a aceitar o aditivo proposto pela empresa para evitar o distrato, porém não houve mobilização para retomar o trabalho. Para que a situação não se arrastasse e a população fosse ainda mais prejudicada por falta de uma via pavimentada, decidimos optar pelo rompimento. Começamos do zero, enviamos novas planilhas à Caixa Econômica Federal e realizamos nova licitação em tempo recorde”, destaca o secretário de Administração e Finanças, Geziel Balcker.

O contrato assinado dia 21 de outubro prevê a execução de 1.300 metros da ciclovia que corresponde a segunda etapa do projeto até o portal da cidade. A empresa iniciou as atividades com medição e patrolamento da pista. O próximo passo é preparar a base para receber o asfalto.

Com a atualização dos valores a Administração Municipal previa um aumento de quase R$100 mil do valor previsto em 2019. Mas com a licitação o município conseguiu reduzir de R$570 mil para R$510 mil. Cerca de R$90 mil, ou seja, 20% do valor, foram liberados pela Caixa Econômica Federal e já estão na conta da Prefeitura.