Trombudo Central alcança 75% dos adultos com segunda dose

O município de Trombudo Central atingiu 75% dos adultos, acima de 18 anos, vacinados com segunda dose ou dose única contra a COVID-19. O dado foi divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira, dia 18, após promover o Dia D da Campanha de Multivacinação.

 

Desde o início da vacinação, a Secretaria de Saúde de Trombudo Central vacinou 4.919 contra a COVID-19, quase 90% da população. Com a Campanha de Multivacinação realizada no sábado, dia 17, completaram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante ou dose única 4.189 pessoas. “A campanha nacional promove a atualização da caderneta de vacina para crianças e adolescentes, mas como nossa estrutura estaria na ativa, optamos por abrir uma sala para COVID também. As pessoas procuraram o espaço, vacinamos mais de cem pessoas com o imunizante. Foi muito bom”, descreveu a técnica de enfermagem Ivanir Matheussi Leal.

 

Assim, Trombudo Central chegou a 75,3% da população imunizada com mais de 18 anos. O município ainda possui estoque de vacina da Pfizer e Fiocruz para segunda dose. A orientação é que as pessoas fiquem atentas ao prazo para retorno.

 

Trombudo Central também está aplicando as doses de reforço nas pessoas que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. Estão nesse grupo os idosos e os profissionais da saúde do setor público e privado.

 

Escolas abriram as portas para imunização dos adolescentes

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo neste momento é estimular a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos.

 

Nesta etapa a vacinação envolve as escolas que abrem as portas para a equipe. “Os adolescentes levaram uma autorização aos pais e retornam com o documento assinado. Optamos por essa medida para evitar o deslocamento deles até o Centro e, assim ganhamos tempo”, explica Ivanir.

 

A cidade já imunizou 78% desse público com a primeira dose e quem ainda não recebeu deve procurar a Unidade Básica de Saúde. “Estamos agendando os atendimentos para evitar desperdício das doses. As famílias podem ligar ou mandar whats pelo número (47)98831-1442”, complementa a técnica de enfermagem.

 

Casos ativos em queda

Com o avanço na vacinação o secretário de Saúde, Alésio Jung, ressalta a queda nos casos. No boletim de quinta-feira, dia 14, quatro pessoas estavam com a doença ativa. “Desde 2020, 1.346 pessoas receberam exame positivo para a doença. Alcançamos picos assustadores, ultrapassamos mais de cem casos em um único dia. Montamos a Central Covid-19 com atendimento de segunda a sexta onde a equipe, muitas vezes, não conseguia parar para se alimentar. Hoje vivemos uma tranquilidade e assim seguimos se a população continuar com os cuidados”, pontua o secretário.

 

O município que registrou 27 mortes desde o início da pandemia, é a oitava cidade do Alto Vale com maior número de óbitos. O último caso aconteceu em 17 de agosto, há dois meses.